Saiba como funciona a técnica e aproveite a geração compartilhada

A acessibilidade se tornou mais um fator diferencial da energia solar no Brasil. As novas regras da ANEEL de 2016 para geração de energia solar representam incentivos ainda maiores para gerar energia limpa em cada casa, edifício comercial ou residencial, comércio e indústria do país. Uma das mais relevantes novidades, entre várias, é a geração compartilhada.

O que é geração compartilhada?  

A geração compartilhada é um modelo de energia que possibilita pessoas e empresas de lugares diferentes a se reunirem para gerar sua própria energia – desde que estejam dentro da mesma área de concessão da distribuidora.

“Se antes, os donos de sistemas fotovoltaicos só podiam compensar os créditos de energia excedente em locais com o mesmo CPF ou CPNJ, agora, com a modernização, ficou tudo muito mais acessível”, afirma Samuel Bim, engenheiro elétrico da SelEnergy.

“A partir de agora, quem tem painéis de energia solar pode transferir percentuais de crédito de energia para compensar em outras unidades consumidoras com CPF ou CNPJ diferentes. Basta comprovar o vínculo entre os integrantes”, explica. O vínculo, segundo Samuel, pode ser caracterizado pela reunião de consumidores por meio de um consórcio ou cooperativa de pessoas físicas ou jurídicas.

Quais são as vantagens da geração compartilhada?

Vizinhos de um condomínio, por exemplo, podem se juntar para investir em energia solar. Todo o grupo sai beneficiado pela compensação de energia, mesmo se as placas estiverem no telhado de apenas um deles.

Segundo o consultor da SelEnergy, a nova resolução possibilita um grande salto no uso desse tipo de energia. “Não é preciso nem ter mais um telhado favorável à instalação. O que falta é as pessoas saberem disso”, afirma.

Com essa inovação, passa a ser possível a transferência para qualquer um: vizinhos, parentes, instituições de caridade, cooperativas, empresas e outros. Gostou? Quer compartilhar sua energia solar?

A SelEnergy também disponibiliza a geração compartilhada. Entre em contato com a equipe pelo número (41) 3383-0403 e faça o orçamento da instalação de painéis solares.