Instalação de Energia Solar em Residência - potencial solar

É comum sonharmos acordados – ou não acordados – com a tecnologia do futuro. Mais comum ainda é imaginarmos, de fato, quais exatamente são as façanhas que a humanidade terá alcançado até lá. Essa última opção, normalmente, vem com sugestões mais realistas, visto que hoje em dia já conhecemos as tecnologias emergentes – aquelas que, no futuro, talvez possam se popularizar e estar definitivamente entre nós.

Nesta lista, reunimos algumas afirmações e teorias de especialistas no assunto para deixar você por dentro do que realmente pode acontecer nas próximas décadas. Confira:

Tecnologia do futuro em 10 itens!

Tecnologia do futuro

  1. Carros autônomos

Uma das previsões que mais se adiantou foi a dos carros autônomos. No passado, alguns especialistas consideravam o ano de 2030 como o início do mercado de carros autônomos. Eles estão presentes dentro da indústria, conhecidos como AGV´s (Automatic Guided Vehicles) eles auxiliam nos processos repetitivos possibilitando maior flexibilidade às empresas e seus colaboradores. Um exemplo desses veículos é o produto nacional conhecido como Selettrack, que é considerado um carro inteligente por percorrer trajetos pré determinados no chão de fábrica.

 

Potencial solar

  1. Culinária robótica

Além de dominarem o setor industrial, os robôs já chegaram até a culinária: em uma feira de Tóquio, foi exibido por engenheiros um robô capaz de preparar pratos completos para os consumidores.

Com movimentos complexos, repetitivos e rápidos, os robôs podem significar tanto economia para as empresas como aumento da produtividade. Servidos?

 

Potencial solar

  1. Construção civil

Atualmente, a mão de obra humana na construção civil já recebe auxílio de máquinas – principalmente em vista da saúde dos trabalhadores e de seu excesso de uso de força.

No futuro, essa tecnologia pode ser ainda mais intensa: como mais construções serão requisitadas, máquinas mais potentes e ágeis entrarão em jogo. Especialistas preveem tecnologias que poderão construir casas em até 2 dias e prédios em até 30 dias. 

 

Potencial solar

  1. Realidade virtual

Uma inovação que alguns já puderam experimentar recentemente foi o lançamento do Óculos de Realidade Virtual. Em 2019, está previsto o início de vendas do Hololens, óculos próprio da Microsoft que trabalha com interações de hologramas – ou seja, permite sua interação com objetos virtuais.

 

Potencial solar

  1. Drones que transportem pessoas

Já se veem drones andando por aí – e veremos ainda mais, agora que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou o uso de drones no Brasil. Porém, no futuro, um avanço ainda maior é possível: o transporte de passageiros em drones.

Segundo especialistas, os drones poderão, de fato, dividir os céus com aviões em um futuro breve. Ainda assim, testes estão em processo – e elementos burocráticos poderão atrasar a concretização do feito.

 

Potencial solar

  1. Energia Fotovoltaica

Se hoje em dia a energia solar já é a escolha mais adequada para quem quer uma fonte de energia limpa, renovável e econômica, quem dirá no futuro!

Especialistas afirmam que o mercado tende a baixar consideravelmente os custos de instalação e manutenção das placas fotovoltaicas, popularizando por completo seu uso. Hoje no Brasil, grande parte da energia que consumimos provém da geração hídrica, sendo que estamos sujeitos a incidência de chuvas para que possamos ter energia. Como não temos mais grande capacidade de ampliação desse sistema, seja por questões geográficas ou ambientais, o caminho mais seguro para garantir energia num futuro próximo é investir em fontes alternativas, e aí, a energia fotovoltaica se apresenta como o caminho mais curto a ser seguido para atingir o objetivo proposto.

No futuro, será raro ter algum vizinho que não tenha painéis solares em sua residência. 😉

 

Potencial solar

  1. Internet das Coisas – IoT

A Internet das Coisas é um advento natural da tecnologia das redes – são, basicamente, soluções que transformam sua casa em um universo hi-tech. Hoje, estamos mais próximos que nunca dessa possibilidade: é um dos avanços tecnológicos com o maior número de investidores de todo o planeta.

Como exemplos, temos atualmente a Alexa, da Amazon – que nada mais é que uma assistente virtual de sua residência. E a novidade ainda está se aprimorando!

 

Potencial solar

  1. Dinheiro virtual

Talvez uma das maiores inovações seja a implementação do dinheiro virtual. Atualmente, já há muitos investidores no Bitcoin e outras moedas virtuais, que estão ganhando cada vez mais reconhecimento no mercado financeiro. A redução nos roubos e a independência do sistema, segundo especialistas, faz com que a alternativa tenha potencial para grande crescimento no futuro.

Agora, quando lhe surgir a conversa sobre o futuro, você pode ter mais convicção em suas suposições – além de, claro, poder falar que você já está investindo no seu futuro gerando sua própria energia solar.

Ainda não tem painéis solares na sua casa? Conheça o trabalho da equipe SelEnergy e entre em contato pelo telefone (41) 3384-0403 para mais informações. A energia solar – e o futuro – te esperam! 🙂