Quantos painéis solares são necessários para meu caso?

Que economizar energia traz benefícios para o consumidor e para o planeta, muitas pessoas já sabem. Porém, ainda restam dúvidas como: quantos painéis solares preciso para minha casa?, ou: como calcular minha economia de luz?. Preparamos algumas dicas para ajudar você na instalação de energia solar na sua propriedade ou empresa.

Qual o meu consumo de energia?

O primeiro passo para escolher o seu sistema é saber qual o seu consumo de energia elétrica em kWh por mês. Se você já vive na casa é bem simples, basta verificar o seu histórico na conta de luz. O ideal é fazer uma média dos últimos 12 meses, pois o consumo pode variar muito de um mês para o outro. Caso se trate de uma casa nova, o ideal é fazer uma estimativa baseada na casa atual com a ajuda do engenheiro ou arquiteto da casa nova.

Em último caso, se não houver nenhuma referência, é possível calcular o consumo baseado uso e potência dos equipamentos elétricos que serão utilizados na casa. Por exemplo: uma TV de 100W utilizada 4 horas por dia = 100W x 4h x 30 dias = 12.000 Wh ou 12 kWh por mês)

Quantos painéis solares são necessários para minha necessidade?

Isto vai depender de uma série de variáveis e até mesmo do tamanho dos painéis escolhidos. Além disso, não é necessário produzir toda a energia consumida. Uma residência com consumo de 500 kWh/mês utilizará cerca de 15 a 20 painéis de 240 Wp ( cerca de 25 a 35 m2) em uma cidade média brasileira, para abastecer 100% de sua necessidade. Caso se decida por produzir apenas 50%, metade dos painéis será suficiente.

No caso acima, 100% representaria uma economia anual de até R$ 4 mil. Incrível, não?

Se você tem mais dúvidas sobre o assunto entre em contato com a SelEnergy, teremos o maior prazer em atender e esclarecer tudo o que você quiser saber sobre energia solar.

Fonte: CicloVivo