Paraná tem mais potencial solar do que se imaginava

Mais uma confirmação de que o Paraná é mais ‘solar’ do que se pensava se prepara para ser lançada. O “Atlas da Energia Solar do Paraná”, que será divulgado ainda no mês de maio, é um estudo que fará a atualização de dados publicados há 20 anos atrás sobre o potencial solar do estado paranaense.

Realizado em dois anos, o levantamento reúne uma quantidade maior de detalhes e uma metodologia alternativa em relação ao anterior. “Na época, só se considerou, a grosso modo, a incidência ‘perpendicular’ do sol. Agora estamos usando a mesma metodologia usada no mundo todo”, explica o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer.

Segundo Goelzer, os números atualizados na pesquisa demonstram um potencial de geração de energia solar no Paraná maior do que havia sido apontado no primeiro – chegando, inclusive, a níveis nacionais e internacionais. Enquanto a metade norte do Paraná se equipara a geração do nordeste brasileiro, a metade sul ultrapassa países europeus na produção de energia solar.

Além de ser 59% superior que a média da Alemanha, que figura em primeiro lugar no ranking mundial de capacidade instalada, a geração solar paranaense chega a ser maior que outros 29 países da Europa.

Influência do potencial solar no dia-a-dia

A principal utilidade do Atlas de Energia Solar do Paraná para os interessados será a possibilidade do planejamento baseado em localizações exatas para instalar as placas solares. Seja em residências, indústrias ou comércios, os produtores de energia solar agora terão mais convicção e eficiência máxima no processo de captação.

Após o Atlas, outra ferramenta a ser lançada será um aplicativo de celular: o programa irá auxiliar, em cada ponto urbano ou rural da cidade, o cálculo da necessidade de produção de energia solar. Também serão avaliados os custos da instalação e qual a previsão do tempo de retorno do investimento.

Goelzer afirma que o investimento realizado na instalação de painéis solares, levando em conta a redução na conta de luz, tem retorno total em cerca de sete anos – ainda de acordo com a necessidade de cada consumidor. Após este período, as placas começam a gerar lucro.

Se você se interessa pela instalação de placas solares na sua residência ou negócio, entre em contato com a equipe SelEnergy e tire suas dúvidas. Com equipamentos de qualidade e instruções eficientes, a economia na sua conta de luz te trará o retorno que você deseja. Para mais informações, ligue para (41) 3383-0403.