Conta de luz atinge bandeira amarela e encarece em março

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cobrança de energia elétrica terá um aumento a partir deste mês. A tarifa da bandeira amarela, que prevê uma cobrança de R$2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, foi ativada devido à falta de chuvas em março.

Com a imprecisão da previsão de chuvas para o mês, a demanda pelo acionamento de mais termoelétricas torna-se necessário, já que garante a preservação dos níveis de armazenamento e o atendimento à suficiência da carga do sistema.

Segundo o portal G1, uma família com 4 pessoas, ao consumir uma taxa hipotética de 300kWh sob a bandeira amarela, pagaria R$6 a mais no valor total da conta. “O consumidor precisará tomar, por si próprio, medidas de racionamento para manter o orçamento na mesma faixa de antes” explica Aparecido Tomazeli, gerente do departamento de serviços da Copel.

Isso se o consumidor quiser continuar sujeito às variações de bandeira da energia elétrica. Porém, há outra opção: a instalação da energia solar. Com os painéis solares instalados em uma residência, a variação climática do mês não interfere em nada na captação de energia e não gera custos adicionais no bolso do cidadão.

“Ao contrário do que muitos pensam, não é imprescindível que hajam dias ensolarados para a captação de energia solar. Na verdade, as placas também tem rendimento máximo numa temperatura mais amena, como 25ºC.  Isso torna o clima da região sul tão adequado para a captação funcional quanto todas as outras regiões” comenta Joanir Goularte, diretora executiva de negócios da SelEnergy.

A economia também faz a diferença no bolso do consumidor. O estimado é que, de acordo com as necessidades de consumo de cada indivíduo, a energia solar gere uma economia que varia entre 50% e 95% nos gastos. Comparando com a ativação da bandeira amarela na energia elétrica, que pode causar um aumento de cerca de 2,5% na conta de luz, os resultados da primeira opção são mais viáveis para quem procura a redução das despesas.

Se você se interessa em adquirir energia solar, entre em contato com a equipe SelEnergy pelo número (41) 3383-0403 e solicite seu orçamento.